quinta-feira, 9 de maio de 2013

Tutorial – DEFY+: Como fazer ROOT no MB526


Como fazer Root no Defy
Depois de muitos pedido, ai esta o tutorial de como fazer Root no Motorola Defy+ MB526.
Não me responsabilizo por qualquer dano ao seu Aparelho, mas fique tranquilo que vai dar certo.
Faça backup da sua agenda telefônica, caso aconteça algum problema.
Tutorial
1 – Faça o download do arquivo Arquivos – ROOT Motorola DEFY+:
2 – Tenha os Drivers do seu Defy+ instalados, para isso, tenha o MotoHelper AQUI;
3 – Tenha o cabo USB original do seu Defy+, ou um excelente cabo USB, isso faz diferença;
4 – Ative a Opção Depuração USB no Defy+:
Para ativar a depuração vá em “Configurações” – “Aplicativos” – “Desenvolvimento” – “Depuração USB”
como ativar a Depuração usb Android
5 – Extrai o arquivo que você baixou;
6 – Execute o Defy-Plus rooten.bat;
7 – Nele estará escrito:
Como fazer Root no Defy  2
***************************************************************************

* Desafie Fácil Root script * v1
* Erstellt von Defy@1.1.Ghz *
* Basierend auf “DROID 3 Script Root Fácil v7″ *

* Site, certifique-se que as seguintes etapas já foram realizadas:
* (A) drivers oficiais da Motorola instalado
* Deve ser (o primeiro do Defy automaticamente conectar via USB
* Acontecer)
* (B) Habilitar depuração USB (em Configurações -> Aplicações
* -> Desenvolvimento)
* (C) Desafie o computador e conecte o cabo USB Connection “loja única”
* Escolha o seu
* Atenção: Seu Defy é durante todo este processo 3 vezes
* Reiniciar!
* Qualquer pressione qualquer tecla quando o Defy está conectado!
8 – Conecte o seu Defy+ ao computador pela porta USB traseira, ela é ligada diretamente a placa mãe, e estará livre de erros;
9 – Aperte ENTER e espere o processo terminar;
10 – O processo leva uma média de 5 minutos, apos isso o aplicativos Super User estará instalado junto aos seus outros aplicativos.











Acesso em 09 de Maio de 2013 as 23:00:hs.

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Jelly Bean no Defy+


O Android definitivo para o meu celular

A um tempo atrás estava falando das vantagens do Android 4.0 (ICS) para o Defy+ neste post, mas com o tempo e o uso fui identificando diversas falhas, bugs (como o da bateria), e pequenas coisas bem irritantes que ocorriam com meu telefone que não me permitiam usá-lo de forma efetiva e, mais, eficiente. Por exemplo, pelo menos uma vez por dia eu era obrigado a desligar o aparelho, retirar a bateria e esperar ele esfriar (a bateria chegava a 40ºC), colocar a bateria e iniciar novamente.
Foi então que percebi uma grande mudança no desenvolvimento que o “Quarx” está fazendo para portar o Android 4.1 (Jelly Bean – ou JB, apenas -) e resolvi testar.
Em um primeiro momento meio que me decepcionei, pois os mesmos problemas continuavam ocorrendo. Mas o Fórum de usuários XDA me ajudou, pois coloquei uma inscrição a respeito dos problemas que estavam me alarmando e a resposta foi direta: “Não existem esses bugs pois todos já foram corrigidos! Comece o processo do zero novamente e confira.” E foi o que fiz, e o resultado é impressionante. Vejam:
O sistema ficou muito mais estável, não pendura ou tem lentidão (claro que não conto aqui a lentidão clássica do 3G do Brasil), ficou mais bonito ainda e evoluído em alguns softwares, abre portas para uso dos softwares mais atuais do Google (como o Google Now, o Google Music Play e o mais novo Maps) e o melhor: a bateria do meu celular passou a durar mais de 15 horas com o uso comum que faço (mesmo com a ROM original não chegava às 12 horas de uso) e aquele velho problema da drenagem da bateria em conjunto com o aquecimento não ocorre mais.
Vejam algumas imagens interessantes:
App de Rádio integrado na tela de bloqueio
Google Music Play
Google Music Play - notificação
Rádio e Google Now - notificações
Notificação de bateria








Iniciando o processo:

Para iniciar o processo foi necessário retornar ao início da vida do meu Defy+ (faça backup de tudo antes, pois tudo será apagado na memória do celular – o cartão de memória fica intacto). Se você nunca trocou a ROM de seu celular, basta fazer um “Factory Reset” ou nas configurações acessar a opção “Voltar às configurações de fábrica”.
Agora, se você já trocou a ROM do seu Defy+ alguma vez, o processo é um pouquinho maior, pois é de suma importância que ele esteja em estado “de fábrica” para iníciar  processo. Para isso, usa-se um “programete” chamado sbf_flash para Linux ou o RsdLite para Windows e uma das imagens da ROM original do Defy+. O sbf_flash está disponível aqui, mas o RsdLite não testei (não uso drogas viciantes como Windows :-P ).



Esses passos só são necessários se seu Defy+ já está com uma ROM personalizada:
  1. Reinicie seu celular e entre no BootMenu;
  2. Vá em “Recovery” e em seguida em “Custom recovery”;
  3. Execute o “Format data/Factory reset”;
  4. Vá em “Advanced” e selecione “Clear Dalvik Cache”;
  5. Desligue seu celular;
  6. Ligue seu celular e mantenha o botão “Volume up” pressionado;
  7. Conecte o cabo USB no celular e no computador;
  8. Execute o comando: sbf_flash SBF_FILE
    • SBF_FILE é o nome do arquivo retirado de um dos arquivos compactados DFL abaixo:
  9. Aguarde o término do processo. Seu celular voltará às configurações de fábrica.
Pronto, agora tem em suas mãos seu Defy+ como saído da caixa. Pule a configuração inicial (ela será perdida de qualquer forma) e continue como se nunca tivesse colocado outra ROM em seu aparelho.



Rooteando e instalando o BootMenu:
Quarkx (a pessoa por trás do desenvolvimento do Jelly Bean para Defy e Defy+) criou um pacote que torna simples o processo de Rootear e instalar o BootMenu. Em cima deste pacote, portei o processo para GNU/Linux e empacotei novamente, portanto o pacote root.and.bootmenu.defy.v1.1.5.rar serve para as duas plataformas.
Baixe o arquivo e descompacte-o. Dentro do diretório recém criado execute o script “runme.bat” se você utiliza RWindows ou “./runme.sh” se você usa GNU/Linux. O processo roda todo sozinho, aguardando a conexão do aparelho, instalando os arquivos necessários, acertando permissões e deixando pronto para que você possa instalar qualquer ROM personalizada.



Instalando a nova ROM no Defy+:
Para iniciar esse processo, tenha certeza de ter 70% ou mais da bateria de seu Defy+ disponível ou mantenha-o conectado na tomada ou na USB de seu computador durante todo o processo. Caso a bateria acabe no meio do caminho terás que iniciar o processo do começo novamente (inclusive os passos para quem já usa uma ROM personalizada). O processo leva, ao todo, em torno de 40 minutos, mas até ter seu celular totalmente configurado como gosta de usá-lo, com todos os contatos, todas as contas, todos os Apps, etc, pode levar muito mais tempo.
Para começar, baixe a imagem da ROM que será instalada daqui. A imagem que instalei inicialmente foi a do dia 18/11/2012. Caso seja corajoso, use a versão mais recente de todas (eu costumo esperar um ou dois dias para ver se não aparece outra imagem logo em seguida – o que significa que a anterior tinha algum problema grave). Não esqueça de verificar se o arquivo chegou corretamente, baixando o arquivo com mesmo nome seguido de “.md5sum” e usando o comando “md5sum -c NOME_DA_ROM.zip.md5sum” (no GNU/Linux,  no Windows terás que baixar um testador de md5sum – boa sorte na busca no Google) o retorno deve ser algo como “NOME_DA_ROM.zip: SUCESSO”. Isso garante que a imagem não foi danificada durante o download.
Baixe, também, os Aplicativos Google mais recentes para Jelly Bean. Eu estou usando e recomento esse arquivo aqui, os arquivos podem ser baixados diretamente do site do Goo.im. Pode ser muito tentador pegar a versão do dia 28/12/2012 e o novo aplicativo de galeria e Camera do arquivo de extras, mas eu garanto, existem bugs e a camera/galeria vai sugar sua bateria aquecendo ela acima dos 40º.
Agora coloque esses dois (ou três) arquivos no cartão SD do seu celular em uma pasta específica (só para que fique claro onde estão os arquivos, facilitando a localização dos mesmos). Como exemplo, usaremos o /JB.
  1. Reinicie o celular;
  2. Assim que acender um LED AZUL, pressione o botão de volume para baixo;
    • No BootMenu as teclas de volume trocam a seleção de opção e a tecla Liga/Desliga funciona para selecionar a opção;
  3. Selecione a opção “Recovery” e em seguida “Custom Recovery”;
  4. Novamente limpe o diretório “data” e o cache, escolhendo a opção “Wipe data/factory reset”;
  5. Selecione “Install zip from sdcard” e em seguida “choose a zip from sdcard”;
  6. Selecione a pasta onde esta o zip (em nosso exemplo “JB/”) e em seguida a imagem ROM que você baixou;
  7. Navegue pelas opções até o “Yes – Install NOME_DA_ROM.zip” e confirme;
  8. Em seguida, selecione novamente “choose zip from sdcard”, volte à pasta JB/ e selecione o arquivo gapps-jb-4.2.1-DATE-signed.zip;
  9. Navegue pelas opções até o “Yes – Install gapps-jb-DATE-signed.zip” e confirme;
    • Repita os passos 8 e 9 com o arquivo gapps-jb-4.2.1-extra-signed.zip caso queira;
  10. Selecione a opção “+++++Go Back+++++” duas vezes;
  11. Selecione “Reboot”;
Agora o logo animado da CyanogenMod aparecerá depois do logo da Motorola. O sistema está se instalando, o que significa que muitas alterações devem ser feitas antes dele estar pronto para uso. Aguarde pacientemente, pois pode levar até 20 minutos. Assim como as versões anteriores, coisas estranhas podem acontecer durante esse processo (o celular reiniciar sozinho ou até mesmo travamentos). Caso leve mais de 20 minutos para que ele esteja pronto para usar, desligue o celular retirando a bateria e aguardando cerca de 30 segundos antes de retorná-la. Ligue-o novamente e aguarde os 20 minutos de novo.
Pronto, é só configurá-lo, deixá-lo com sua cara e curtir o novo Android 4.1 em seu Defy+.
Depois desse processo, as atualizações para imagens mais recentes do CM10 dispensam a limpeza do data (ou seja, não há necessidade de reconfigurar tudo a cada atualização) e o processo se torna mais rápido. Atualmente estou usando a imagem do dia 28/11/2012 e a atualização foi bem tranquila, só que não se usa mais o “Defy ROM Updater”.
Deixem seus comentários e dúvidas abaixo. Caso tenha alguma dúvida, verifique antes se já não foi respondido a outro internauta antes de perguntar novamente.









Acesso em 08 de Maio de 2013 as 17:48:hs.

terça-feira, 7 de maio de 2013

Atualizando o sistema do Motorola Defy+ para Android 4.0 (ICS)


Nesta semana decidi vencer o medo e atualizar o sistema operacional Android do meu Motorola Defy+ para uma ROM não oficial CyanogenMod. O processo foi simples e rápido, apesar de que precisei de uma estação de trabalho com o sistema da Microsoft para “rotear” o celular.

O que me levou a fazer a alteração:

O Motorola Defy+ é um celular muito bom, resistente, com boa capacidade e versatilidade. O hardware em si impressiona: Processador de 1GHz, 1GB de memória interna, GPS, WiFi, Rádio FM, Câmera de 5 MP e o que mais chama a atenção, é resistente à água. O Android que vem nele é estável, bonito e com funções bem legais como o Motoblur (agrega todas as contas em uma área na nuvem e permite gerenciar seu celular a partir de um site da Motorola), o MotoCast (para quem tem Windows ou MacOS), a integração de redes sociais, entre muitos outros. No entanto peca, e muito, no consumo de recursos, o que o torna lento a ponto de irritar um usuário HardLevel, como eu.
Desde que o comprei, percebo essa lentidão irritante (coisa que não incomoda minha esposa, por exemplo), e comecei a acompanhar o desenvolvimento do Android 4.0 (Ice Cream Sandwich – ICS), e vi que estava ficando muito bom: rápido, bonito, com funções e gráficos aprimorados. Então um colega, proprietário de um Defy, apareceu com a ROM de ICS e me mostrou… Achei incrível como estava melhor. E nesse meio tempo, ainda tive o desprazer de ter meu celular travado com a ROM original por duas vezes.

O processo de atualização:

O processo tem início dando acesso à área de sistema operacional do celular. Pois é, seu celular com Android tem um GNU/Linux por baixo, e para ter acesso à essa área do sistema é necessário “ativar” o superusuário (root) e poder dar acesso a que o usuário de sistema (user) tome os direitos de superusuário.
Complicado? Não precisa se desesperar, se você tiver uma máquina com sistema operacional Windows será mais fácil, mas tem como fazer pelo sistema operacional Linux e MacOS também.
“Rootear” seu celular – adquirir permissões de superusuário
Tentei fazer através do meu Notebook com Debian, mas os artigos que encontrei na internet sempre barravam em um ponto: Funcionavam para o Defy, mas não para o Defy+. Parece o mesmo modelo, é cara de um fucinho do outro, mudam apenas um número (o Defy é MB525 e o Defy+ é MB526), mas o sistema por baixo é totalmente diferente, desde o Kernel. Assim, o processo é um pouco diferente.
No fim das contas, usei a máquina de trabalho (com Rwindows) para usar o SuperOneClick que, como grande atrativo, funciona com grande parte dos celulares Android, detectando-o e colocando as coisas onde tem que ser. É um facilitador, pois além de fazer o processo de rootear, ainda instala o bootmenu.
Instalando a nova ROM
Primeiramente será necessário ter em mãos (ou no HD) uma imagem do novo Android. Eu recomendo pegar a mais nova das “Nightly Builds“, que não são lançadas todas as noites, mas até tem uma certa frequência. De posse do arquivo, monte o cartão de memória do celular em seu computador (seja pelo cabo USB ou retiranco do celular e usando um adaptador para teu notebook).
Crie uma pasta chamada ICS, e coloque nela o arquivo CM9-NIGHTLY-XXXXXX-Defy+.zip (onde XXXXXX é a data da build em formato AAMMDD), Baixe também os Aplicativos Google, que não vêm instalados na ROM. Para facilitar, segue um passo a passo dos comandos (considerando que o sistema já montou o cartão em /media/MOT):
cd /media/MOT
mkdir ICS
cd ICS
wget http://defy-cm.net/defy_plus-cm9-nightly/CM9-NIGHTLY-120613-Defy+.zip
wget http://goo.im/gapps/gapps-ics-20120429-signed.zip
cd
umount /media/MOT
Reinicie o Motorola Defy+ e, assim que piscar uma luz azul (aquele mesmo led que fica piscando quando a bateria está fraca, mas aqui piscará azul) pressione o botão de baixar o volume. Um menu de inicialização será apresentado. Para escolher a opção, use os botões de volume e para selecionar, use o botão de liga/desliga do aparelho. então faça o seguinte processo:
  1. Vá à opção “Recovery”;
  2. Selecione a opção “Wipe data/Factory reset”, você precisará clicar várias vezes para baixo para selecionar “Yes”;
  3. Quando terminar, selecione “Install zip from sdcard”, selecione o ZIP do CM9 que está na pasta ICS;
  4. Quando terminar, selecione novamente “Install zip from sdcard”, selecionando o ZIP do GAPPS que está na pasta ICS;
  5. Depois de terminar essa instalação, selecione “Wipe cache partition”;
  6. Agora selecione “Wipe Dalvik cache”;
  7. Selecione “+++ Go Back +++” até chegar na tela iniciar do bootmenu e selecione “Reboot now”.
Pronto, o processo de instalação definitiva teve início. Aguarde por cerca de, no mínimo, 15 minutos. Se demorar mais de 30 minutos, retire a bateria para desligá-lo totalmente (não é raro o processo de instalação travar), coloque a bateria de novo, ligue-o e aguarde os 15 a 20 minutos da instalação.
Agora está pronto. Divirta-se com as novidades do ICS…
É possível incluir Widgets como Previsão de Tempo e Apontamento dos compromissos na tela de bloqueio.
Também se configura para não apenas desbloquear, mas lançar um aplicativo logo depois do desbloqueio.

Até a tela de bloqueio roda. Além disso, se estiveres ouvindo música, não precisa desativar para alterar a faixa.

Agora pode ser usado como tablet, pois mesmo a tela inicial roda.

O Widget de contato é muito legal
O fundo preto e os ícones estão mais bonitos, sem falar nos efeitos visuais mais rápidos.

A escolha de Widgets agora segue a mesma fora de "Drag and Drop", mais fácil de usar.

Pode-se tratar os volumes de cada parte independente
As cores do CyanoMod são muito bonitas..
Os contatos mais próximos aparecem com fotos maiores no início da lista (Família)
É possível usar o botão de liga/desliga para tirar as fotos, não precisando tocar a tela.










Acesso em 07 de Maio de 2013 às 22:25:s.