quinta-feira, 21 de maio de 2015

Documento mostra tudo o que você já fez no Facebook; saiba como baixar


           

O Facebook é uma das poucas empresas que poderia disputar de igual para igual com o Google se houvesse uma competição que premiasse quem possui mais informações dos internautas. Como mostramos aqui no Olhar Digital, a gigante de buscas sabe uma porção de coisas sobre a sua vida; agora passamos para a rede social criada por Mark Zuckerberg.
Ao acessar as configurações do Facebook, qualquer usuário pode baixar um arquivo que contém todas as informações presentes na rede a seu respeito. Basta acessar este link, informar a senha e esperar até que o arquivo .zip seja preparado, o que por aqui levou menos de uma hora. Chega um e-mail com o link para download do arquivo, que pode variar de tamanho e aqui veio com 96,3 MB.

Reprodução

O zip contém três pastas (html, fotos e vídeos) e um arquivo .htm que organiza todo o material, funcionando como uma versão básica do seu perfil que mostra quando você se registrou, onde nasceu e onde mora, com quem está se relacionando e com quem já se relacionou - sim, seu (sua) ex-namorado (a) vai aparecer ali. Membros da família são categorizados automaticamente, então até quem é primo do seu primo pode acabar listado ali. Lugares onde trabalhou, idiomas que fala e tudo quanto é página já curtida em várias categorias: músicas, livros, filmes, televisão, times, jogos, sites etc. são mostradas, tem os grupos a que você pertence e os aplicativos usados.

Você encontrará neste perfil links para informações de contato (seu e dos amigos), tudo o que foi postado no seu mural, as fotos, vídeos, amigos, todas as mensagens, cutucadas, eventos, configurações gerais e de segurança, publicidades, dispositivos móveis, locais visitados e pesquisas respondidas.

Um dos tópicos mais perturbadores talvez seja o das publicidades, que, assim como ocorre no Google, mostra o que o Facebook pensa sobre você. São vários assuntos listados como tags que representam áreas de interesse que giram em torno do usuário - e que podem ser tão certeiras quanto malucas, porque algumas são assustadoramente corretas enquanto outras não têm nada a ver com você.
O registro de mensagens também é curioso, porque vai até onde for possível resgatar conversas. É preciso ressaltar que nem tudo o que você já conversou pelo Facebook é mantido na rede, em alguns casos o site apaga as conversas mais velhas. Já o mural mostra tudo, desde o começo das suas atividades no Facebook.
A lista de amigos mostra quem você já excluiu, quem pediu para ser seu amigo e a quem você enviou solicitação, além das pessoas que te seguem. Enquanto isso, a área de eventos revela tanto os que tiverem sido marcados como aceitos, “talvez”, não aceitos e até mesmo os que não tenham sido respondidos.








Acesso em 21 de Maio de 2015 as 08:45:hs.
http://olhardigital.uol.com.br/noticia/veja-tudo-o-que-o-facebook-sabe-sobre-voce/48645

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Veja tudo que o Google sabe sobre você



Você sabe (ou deveria saber) que o Google monitora praticamente todos os seus passos na internet. O que nem todo mundo sabe é que é possível saber o que a empresa guarda sobre você e o quanto ela sabe ou deduziu sobre o seu perfil online, com base no seu comportamento.
Abaixo estão alguns links que permitirão ter um entendimento maior sobre o que o Google pensa sobre você:
O que o Google pensa sobre você
O Google usa as informações que tem sobre o usuário para oferecer anúncios direcionados para o seu perfil. Para isso, ele o encaixa em diferentes categorias de gostos. Você pode descobrir em quais categorias você se encaixa no link abaixo.
Basta rolar a página até encontrar a opção de Interesses. Clicando em Editar, você consegue descobrir quais são as categorias em que você se encaixa. Mas fica o aviso: muitas delas estarão erradas.
Seu histórico de localizaçãoUma das coisas mais assustadoras que o Google faz é manter um registro detalhado de sua localização. Isso acontece quando você tem um smartphone e permite que a empresa tenha acesso a este tipo de informação para melhorar serviços como o Google Now. Ou seja: isso é opcional.
Mas isso não torna a ferramenta menos assustadora. Você pode ver as informações que a empresa tem sobre sua localização no link abaixo.
Na lateral, você tem a opção de Excluir todo o histórico, se você preferir que o Google não guarde estas informações sobre você.

Tudo o que você já pesquisouPara desespero de muitos, o Google também registra tudo o que você pesquisa com dados detalhados sobre quais sites você mais acessou a partir das buscas realizadas no site abaixo:
Também é interessante observar que se você tem o hábito de realizar pesquisas por voz, seja pelo desktop, seja pelo celular, você também tem seu histórico de buscas guardado, com direito a uma gravação da sua voz fazendo a pesquisa. Você pode conferir aqui:

Seu histórico no YouTubePara recomendar novos vídeos, o YouTube guarda informações sobre o que você procura e o que você de fato assiste no serviço. Para conferir seu histórico de busca, você pode acessar o link abaixo:
Se você quiser ver tudo o que você já assistiu no serviço, o link está logo a seguir:







Acesso em 18 de Maio de 2015 as 20:40:hs.
http://olhardigital.uol.com.br/noticia/veja-tudo-que-o-google-sabe-sobre-voce/48616