sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Light painting: pinturas de luz

  • Uma maneira divertida de fotografar luzes. Você pode criar cenas fantásticas
Você já ouviu falar em light painting? Esta técnica fotográfica, literalmente traduzida como “pintura de luz”, existe há pelo menos 60 anos: lá nos idos de 1949, o célebre fotografo Gjon Mili capturou uma série de emblemáticas pinturas de luz do não menos famoso Pablo Picasso, atualmente expostas numa galeria virtual da Life:


Assim como várias outras técnicas, o light painting vem se popularizando na última década graças às câmeras digitais. Afinal, agora é muito mais fácil conferir se o experimento está dando certo e corrigir detalhes, sem precisar esperar a revelação do filme.

Existem dois tipos de pinturas de luz: aquelas em que a iluminação é apontada direto para a câmera, criando rastros luminosos como tubos de neon, e outras mais sutis, em que a fonte de luz é usada para iluminar seletivamente uma imagem. Em outras palavras, no primeiro tipo a própria luz se torna o assunto da foto, enquanto no segundo, ela só revela ou destaca detalhes do assunto.















  • Experimente o light painting

Para criar suas próprias pinturas de luz, você vai precisar de uma câmera capaz de registrar exposições longas e de uma ou mais fontes de luz como pequenas lanternas, aqueles chaveiros com leds ou até velas. Alem, é claro, de um ambiente suficientemente escuro e, na maioria dos casos, de um tripé ou outro tipo de apoio para manter a câmera parada enquanto você vai “pincelando” a cena com a sua lanterna ou coisa parecida.

A velocidade a ser usada vai depender muito das condições do ambiente e da intensidade das fontes de luz, então experimente começar em torno de um ou dois segundos e ir aumentando até ficar satisfeito com o resultado. Para a câmera não captar luz demais, tome o cuidado de configurar a sensibilidade (ISO) para um valor baixo e, se possível, escolher uma abertura intermediária.

Outro detalhe importante é o foco: se a câmera contar com foco manual, o ideal é ajustá-lo antecipadamente, para evitar que o autofoco “mire” no lugar errado ou, nas fotos abstratas, que uma câmera desfocada acabe captando muito mais luz do que o desejado. Por fim, se a câmera for ficar parada, use aquele recurso de disparo automático, apos uma contagem regressiva, para ter certeza de que o apertar do disparador não vai fazê-la tremer.
























Acesso em 18 de Novembro de 2011 as 09:47:hs.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Cachorros - Violência do Pit Bull



Cachorros - Violência do Pit Bull: Esta onda sucessiva de acidentes com cachorros, confirma a
importância da escolha correta do tipo de cachorro, suas caracteristicas, personalidade e tendências comportamentais, segundo as recomendações de especialistas. Pois devido ao crescente número de acidentes e do consequente abandono de cachorros da raça Pit Bull, estes fatos motivaram treinadores e especialistas em comportamento canino, a orientarem as pessoas do que é preciso saber antes e depois de levar um cachorro para casa.


Na verdade todo cachorro precisa de educação e todo o dono de orientação, para que seja estabelecida a sua liderança, e o cachorro assimile as regras de boa convivência, e haja um relacionamento harmonico, entre o homem e o seu cachorro. Mas a principio não é possível estabelecer um critério que combine um tipo de família com uma determinada raça de cachorro, devido ao comportamento individual de cada cachorro depender de como ele foi criado antes de conviver com o seus atuais responsáveis, e depois de como ele será tratado em seu novo lar.


Pois o ponto de partida para a escolha do cachorro certo pode começar com perguntas básicas como: Que tipo de família somos? Quantos adultos, idosos e crianças convivem na casa? E qual o estilo de vida da família? Pois estas são perguntas e questionamentos que vão ajudar e esclarecer bastante na definição do perfil do cachorro. E a proposta é que todos reflitam sobre o quanto cada um está disposto a modificar o seu modo de vida para ter um cachorro. E na verdade, não importa qual o tipo ou a raça de cachorro escolhido, pois a personalidade e a índole dos cachorros são um reflexo da personalidade e da índole de seu responsável, e também, em termos de agressividade, os cachorros individualmente, independente da raça, têm diferentes personalidades.


E após se definir a raça, e o perfil ideal e adequado do cachorro, para a familia, a família agora, deve oferecer espaço, atenção e lazer ao novo membro. E mesmo que a escolha recaia sobre cachorros, como os da mal-afamado raça Pit Bull, não se deve ter receios infundados, ou se fazer grandes distinções em relação à outras raças do mesmo porte e peso, a exemplo do Pastor Alemão, Labrador, Doberman entre outros. Além de que, dependendo da criação, um Cocker Spaniel ou um Poodle, podem ser tão ou ate mais agressivos, que um Pit-Bull, e o que os diferencia é somente a força.



Entretanto, não se deve ignorar as características inerentes a raça Pit Bull, já que esta, foi uma raça seleccionada para ter como principal diferencial a agressividade, principalmente para com outros cachorros, pois a raça Pit Bull, na época do apogeu das rinhas, foi uma das mais utilizadas em combate entre cachorros. E quem optar por ter um cachorro desta raça, deve sempre ter uma atitude de repreender, e nunca estimular que ele tenha comportamentos anti-sociais, possessivos,violentos e agressivos. Pois dependendo de sua socialização, e da maneira em que for criado, o Pit-Bull pode ser um cachorro tão tranquilo, pacifico e sociável, quanto qualquer outro.


No entanto, devido a má fama atribuida aos Pit-Bulls, que são estigmatizados como cachorros agressivos, violentos e até mesmo assassinos, as suas ocorrências de acidentes causam mais alarde e aparecem mais na midia causando com isto, de forma errada e precipitada mais medo nas pessoas, e ocasionando consequentemente um alto índice de abandonos desta raça. O que acaba criando um círculo vicioso, que gera um grande numero de Pit-Bulls abandonados, que alem de passarem e sentirem todo o sofrimento inerentes ao abandono, como tristeza, medo, frio e fome.


Tambem as pessoas por medo, causado por sua má fama, sequer lhes os alimentam, como o fazem com outros cachorros abandonados, e alguns ainda os agridem com pauladas, pedradas e até os matam. Ou seja, está é a triste e infeliz existência, a que estão relegado os Pit-Bulls que são abandonados a sua própria sorte nas ruas, por culpa pura e exclusiva dos próprios 'seres humanos', que na realidade são os verdadeiros monstros, pois criam e incentivam os cachorros a terem este comportamento, e depois irresponsavelmente de forma fria e cruel os abandonam. 





Acesso em 11 de Novembro de 2011 as 09:47:hs.

Pit Bull - Cachorros



Pit Bull - Cachorros: Pit Bull é na realidade uma denominação utilizada para designar o cruzamento e a missigenação de um conjunto de raças de cachorros, como os American Pit Bull Terrier, o American Staffordshire Terrier, o Staffordshire Bull Terrier, e o Bull Terrier, inclusive o Rottweiler e os respectivos resultado destes cruzamentos, porem não se limitando somente a estas raças. Inclusive de forma errada, costumam confundir e denominar os Pit Bull com sendo a raça American Bull Terrier, pois apesar de sua origem e os seus ancestrais serem comuns, a raça American Bull Terrier é uma raça distinta, enquanto que os Pit Bull como foi já foi dito anteriormente, são a mistura de varias raças. Sem entretanto, a estabilização de um padrão fisico e comportamental definidos, tendo tanto o seu padrão fisico e estetico e o seu temperamento e sua personalidade bastante variaveis e instáveis, de um exemplar para o outro.


Entretanto, a história e a origem dos Pit Bulls é a mesma das do American Staffordshire Terrier e American Bull Terrier, com estas raças possuindo como ancestral comum o Staffordshire Bull Terrier, cuja origem está vinculada à região de Staffordshire na Inglaterra. Estes cachorros, extremamente versáteis foram introduzidos nos Estados Unidos pelos imigrantes ingleses, e tiveram um grande sucesso nas rinhas, que conquistaram muito sucesso no final do século XIX. A chegada dos cachorros aos Estados Unidos, no entanto, marcou também o início da transformação do Staff Bull no American Staffordshire Terrier, que teve seu tamanho aumentado graças aos acasalamentos promovidos pelos criadores, que buscavam um cachorro mais robusto e com um maior porte. Em 1835, com a proibição das rinhas, é que deu-se realmente a dissociação entre os criadores e a partir daí surgem o American Staffordshire Terrier e o American Pit Bull Terrier.


Em 1898 o United Kennel Club (UKC) reconheceu o primeiro exemplar da raça e em 1909 foi fundado nos Estados Unidos a ADBA (American Dog Breeders Association), uma associação exclusiva de criadores da raça Pit Bull. Estas entidades independentes do American Kennel Club foram as principais responsáveis por reunir e direcionar os responsaveis e criadores que tinham como propósito manter o Pit Bull "original",  privilegiando principalmente o seu temperamento destemido, aguerrido e determinado. Entretanto, por um lado foi justamente este temperamento destemido e determinado que fez crescer o interesse pela raça por criadores sérios e conscientes. De outro lado, porem atraiu uma legião de criadores desinformados, irresponsáveis, e inescrupulosos, que incentivavam comportamentos extremamente agressivos, e que não se preocupavem em ter  qualquer dominio ou controle sobre seus cachorros.


E foram justamente, esses exemplares sem nenhum treino, educação ou socialização, totalmente desorientados e descontrolados, e que consequentemente, não desenvolveram, e portanto não conseguiram manter as boas qualidades de temperamento dos Pit Bulls, devido tambem a missigenação sem controle ou rigor, com diversas outras raças. Buscando sempre e de uma maneira inconsequente e irreponsavel, a obtenção de exemplares cada vez mais agressivos e furiosos, verdadeiras maquinas de combate, criados, aprimorados e desenvolvidos pelos proprios seres humanos. Exemplares estes, que vieram a protagonizar diversos acidentes graves, entre eles inclusive, muitos fatais, o que fez com que a raça, como um todo,  viesse a ser estigmatizada e marginalizada. E que de forma precipitada, desinformada e preconceituosa se tornou alvo de inumeros protestos em diversos países, com o intuito e o objetivo da criação de leis com o proposito de uma total e completa extinção da raça.


Preconceito este totalmente infundado e precipitado, já que o responsável direto por está serie de acidentes foram os proprios criadores que promoveram e incentivaram estes exemplares a terem este comportarmento violento, agressivo, desequilibrado e anti-social, O que provocou uma temor sem fundamento, e uma forte discriminação em relação a essa raça, o que vem ocasionando, principalmente no Brasil, um imenso número de Pit-Bulls cruel, covarde e irreponsavelmente abandonados. Inclusive nenhuma das três grandes entidades cinófilas internacionais, tanto a  AKC,  o The Kennel Club (Inglaterra) e a FCI (à qual o Brasil é filiado) reconhecem o Pit Bull, como raça oficial e legitima. Ao menos no Brasil, a CBKC criou um grupo especial para as raças não reconhecidas pela FCI, onde outras raças e tambem os Pit Bulls recebem um pedigree diferenciado, com o proposito de preservar o trabalho dos criadores e incentivar tambem a presença de exemplares destas raças em exposições caninas.


Sendo que no Brasil, os primeiros grupos de criadores a se organizarem para preservar e proteger a raça começou em 1996. E posteriormente, muitos outros clubes regionais de criadores foram criados com o mesmo proposito de disseminar informações positivas e corretas sobre a raça Pit-Bull. Promovendo encontros, exposições, e inclusive atividades como os Game Dog, e tambem formalizando os padrões da raça e organizando o registro dos filhotes. Sendo o Pit Bull,  um cachorro extremamente robusto, entretanto bastante ágil, flexivel e resistente, e com um temperamento muito determinado. E é um cachorro fidelissimo ao seu responsável e tambem a seus familiares. Sendo tambem  um cachorro bastante inteligente, conseguindo  aprender as orientações e instruções com relativa facilidade, porem como tambem pertencem a família dos Terriers, pode ser genioso e temperamental. E apesar de ser um cachorro destemido e determinado, o Pit Bull quando bem educado e orientado, não é desobediente ou agressivo com o seu responsavel, seus familiares e demais pessoas da casa.


E mesmo com amigos e estranhos é bastante calmo e equilibrado, a não ser que algo ou alguem venha a representar uma ameaça ao seu responsável ou ao seus familiares. E devido a energia e a aptidão que a raça Pit-Bull manifesta  para a dinamica e a consequente pratica de esportes. As entidades ligadas à raça desenvolveram provas específicas, que visam a promover e incentivar a raça, a desenvolverem e aprimorarem os seus atributos e o seu desempenho nestas atividades. Atualmente existem diversos clubes que organizam eventos específicos como o Game Dog que envolvem provas de resistência, força e agilidade. Inclusive, os Pit-Bulls são  cachorros recomendados para responsaveis que gostem e tenham disposição para a pratica diaria de exercícios. É uma raça otima praticante de agility, e tambem adoram acompanhar o seu responsavel em caminhadas ou corridas. Entretanto o convívio com outros cachorros, é bastante complicado, inclusive com os da própria raça, pois seu instinto de dominância e combatividade é muito aguçado para com outros cachorros, devido principalmente a sua descendência e origem. Entretanto, com disciplina e orientação é possivel que haja convivência, porem com atenção e cuidados devidos.


È recomendavel, para que haja um relacionamento harmonioso e tranquilo, que os Pit-bulls criados juntos sejam do mesmo sexo, e que tambem preferencialmente convivam juntos desde filhotes. E tambem os Pit-Bulls, devido ao seu temperamento, dinâmica, e o seu alto grau de atividade, não se adaptam comodamente a apartamentos ou a pequenos espaços. Podendo inclusive vir a desenvolverem distúrbios psico-emotivos como depressão e comportamentos destrutivos e anti-sociais. O recomendado e o ideal, é que os Pit-Bulls possam desfrutar de bastante espaço, e tenha a companhia constante de seu responsavel,  e tambem muita atividade fisica, para que possam ter uma vida plena, feliz e saudável. Naturalmente, os Pit-Bulls, são cachorros com temperamento e personalidade dominantes, herança genetica de seus ancestrais inglêses. E devido a isto, seus responsáveis tem que saber impor disciplinas e limites a está tendência a dominância da raça. Orientação, educação e adestramento são essênciais e imprescindiveis para que o responsável tenha um cachorro sociável, tranquilo, controlavel e equilibrado. Não se deve, tambem ignorar a grande influência que o ambiente tem sobre o cachorro. Pois na grande maioria das vezes, o culpado pelo cachorro ser desequilibrado, agressivo e anti-social é justamente do proprio responsável, que não soube se impor,  orientar educar o seu cachorro.


Os Pit-Bulls, são bastante tolerantes com crianças, mas até em função de seu porte físico, não devem ser deixados sem a supervisão de um adulto, uma vez que durante as brincadeiras podem vir a derrubá-las. E como todo terrier, os Pits-Bulls devem ser estimulados à obediência desde cedo, caso contrário podem desenvolver uma personalidade dominante e sair do dominio e controle do seu responsável. Também é fundamental que se promova a socialização do filhote não apenas com pessoas diferentes, como também com outros cachorros. E o adestramento básico de obediência, é quase obrigatório para os cachorros que possuem estas características de dominância e dinamica. E de maneira geral os resultados aparecem tanto mais rápido, quanto maior for a participação e o envolvimento do responsável em todo processo de treinamento.


E assim como os adultos, os filhotes são bastante rusticos e resistentes, e tambem cheios de disposição. No entanto, é muito importante que o Pit-Bull desde jovem, já tenha um desenvolvimento adequado do ponto de vista de exercícios compatíveis com sua idade. E o responsável não deve jamais desenvolver atividades fisicas, com exercicios acima de sua capacidade e que venham esgota-los fisicamente. O que tambem pode vir a comprometer o desenvolvimento do filhote, além de poder provocar lesões musculares ou fraturas osseas. Pois um Pit-Bull bem preparado e condicionado fisicamente, exige um trabalho que envolve um programa bem estruturado de exercícios fisicos, e de preferência com acompanhamento veterinário. Entretanto, os Pit Bulls não são cachorros que causem preocupações a seus responsáveis com relação à sua saúde, e além de seu pelo curto exigir poucos cuidados para escovação e limpeza, não há registros de problemas de saude específicos da raça. Porem, como todas as raças de crescimento rápido e forte musculatura, pode apresentar displasia coxo-femural.







Acesso em 11 de Novembro de 2011 as 09:40:hs.