segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Instale os drivers proprietários da Nvidia e ATI/AMD

ATI vs NvidiaO Ubuntu é um sis­tema bas­tante au­to­má­tico no que se re­fere à ins­ta­lação de dri­vers. Nor­mal­mente, qual­quer pe­ri­fé­rico é ins­ta­lado au­to­ma­ti­ca­mente sem qual­quer ne­ces­si­dade de in­te­ração do uti­li­zador. No en­tanto, re­la­ti­va­mente a dri­vers das placas de vídeo, isso não acon­tece a 100%.
A ins­ta­lação dos dri­vers das placas de vídeo da Nvidia e ATI/AMD não é to­tal­mente au­to­má­tica, uma vez que o uti­li­zador pre­cisa de clicar num botão para os ins­talar. Sim, tão sim­ples quanto isso. No en­tanto, osdri­vers ins­ta­lados por esse pro­ce­di­mento quase au­to­má­tico por vezes acar­reta al­gumas in­com­pa­ti­bi­li­dades.
Assim, neste ar­tigo apre­sen­tamos-lhe uma so­lução ex­tra­or­di­na­ri­a­mente sim­ples que, através de um re­po­si­tório man­tido por mem­bros ofi­ciais do Ubuntu, ins­tala au­to­ma­ti­ca­mente a úl­tima versão es­tável dosdri­vers pro­pri­e­tá­rios da sua placa de vídeo. Para além disso, este re­po­si­tório ainda traz a pos­si­bi­li­dade de me­lhorar ainda mais os dri­vers da placa de vídeo Intel.
Catalyst Control Center
Antes de mais, a equipa do Ubun­tued quer re­ferir que esta so­lução não é 100% eficaz uma vez que os dri­vers pro­pri­e­tá­rios das pró­prias marcas das placas de vídeo, em certos mo­delos, não são fun­ci­o­nais. Há casos em que é ne­ces­sário uti­lizar por exemplo dri­vers pro­pri­e­tá­rios mais an­tigos (ins­ta­lando-os ma­nu­al­mente), nou­tros casos é ne­ces­sário pro­ceder a al­gumas mo­di­fi­ca­ções do sis­tema e nou­tros casos, muito pon­tuais, ainda nem há so­lução.
Nvidia Settings
Mas tudo isto são ex­ce­ções à regra e, na mai­oria dos casos, este re­po­si­tório ins­tala os dri­vers cor­re­ta­mente e de forma com­ple­ta­mente au­to­má­tica. Você po­deria ins­talar exa­ta­mente esses dri­vers pro­pri­e­tá­rios vi­si­tando o site da marca da placa de vídeo, no en­tanto, não só o pro­cesso seria com­plexo como também teria de atu­a­lizar ma­nu­al­mente sempre que hou­vesse novas atu­a­li­za­ções. Pelo con­trário, através deste mé­todo, a ins­ta­lação é sim­ples e as atu­a­li­zação serão sempre feitas de forma au­to­má­tica através do gestor de atu­a­li­za­ções do Ubuntu.

Ins­ta­lação dos dri­vers pro­pri­e­tá­rios

Tal como re­fe­rido a ins­ta­lação apre­sen­tada neste ar­tigo é ex­tre­ma­mente sim­ples e eficaz no que faz: ins­tala os dri­vers pro­pri­e­tá­rios e ainda mantém o seu Ubuntu sempre atu­a­li­zado re­la­ti­va­mente a esses dri­vers. Assim, para co­meçar, abra o ter­minal e es­creva o co­mando se­guinte para adi­ci­onar o re­po­si­tório:
sudo add-apt-re­po­si­tory ppa:ubuntu-x-swat/x-up­dates && sudo apt-get up­date
De­pois do pro­cesso ter ter­mi­nado você apenas tem de ins­talar os dri­vers! Assim, con­forme a sua placa de vídeo ins­tale o pa­cote se­guinte es­cre­vendo o co­mando no ter­minal:
  • Para placas de vídeo Nvidia:
sudo apt-get ins­tall nvidia-cur­rent nvidia-set­tings
  • Para placas de vídeo ATI/AMD:
sudo apt-get ins­tall fglrx
Atu­a­lizar o Ubuntu também é uma boa po­lí­tica prin­ci­pal­mente se você tiver uma placa de vídeo Intel ou se você já tiver ins­ta­lado algum driver da placa de vídeo. Para tal uti­lize o pro­grama de atu­a­li­za­ções do Ubuntu ou então es­creva o co­mando se­guinte no ter­minal:
sudo apt-get up­grade

Para casos ex­ce­ci­o­nais…

Você se­guiu o pro­ce­di­mento e mesmo assim o seu Ubuntu não re­co­nhece a sua placa de vídeo? Então você está num dos casos ex­ce­ci­o­nais e é ne­ces­sário dizer a re­a­li­dade: o mais pro­vável é você ter uma grande dor de ca­beça a tentar re­solver este pro­blema.
Na ver­dade, há muitas so­lu­ções para casos ex­ce­ci­o­nais na In­ternet que re­solvem os pro­blemas. Por isso antes de mais su­ge­rimos que pro­cure pelo Go­ogleAs­kU­buntu e pelos Fó­runs Ofi­ciais do Ubuntu pelo mo­delo da sua placa de vídeo. Caso não tenha en­con­trado nada, para o caso das placas da ATI, su­ge­rimos que re­a­lize este pro­ce­di­mento:
E, já agora, para o caso das placas de Nvidia, talvez esta so­lução re­solva o seu pro­blema:

Como re­verter este pro­cesso?

Após a exe­cução deste pro­ce­di­mento você não ob­teve re­sul­tados sa­tis­fa­tó­rios? Então, visto que este re­po­si­tório não lhe traz be­ne­fí­cios con­si­dere re­mover o que ins­talou, in­clu­sive o re­po­si­tório. Assim, para co­meçar, ins­tale o pro­grama ppa-purge, que per­mite re­mover com se­gu­rança re­po­si­tó­rios de forma au­to­má­tica (in­clu­sive re­move pa­cotes para ins­talar os pa­cotes dos re­po­si­tó­rios do Ubuntu). Para ins­talar esse pro­grama, veja o ar­tigo se­guinte:
De­pois de ter então o ppa-purge ins­ta­lado, exe­cute o co­mando se­guinte para re­mover o re­po­si­tório que tinha adi­ci­o­nado an­te­ri­or­mente:
sudo ppa-purge ppa:ubuntu-x-swat/x-up­dates
De­pois do pro­ce­di­mento ter ter­mi­nado, ele não vai re­mover os dri­vers pois não existe dri­vers equi­va­lentes nos re­po­si­tó­rios do Ubuntu. Assim, de­verá re­mover ma­nu­al­mente os pa­cotes com um dos se­guintes co­mandos con­forme a sua placa de vídeo:
  • Para placas de vídeo Nvidia:
sudo apt-get re­move nvidia-cur­rent nvidia-set­tings
  • Para placas de vídeo ATI/AMD:
sudo apt-get re­move fglrx









Acesso em 09 de Setembro de 2013 as 19:16:hs.
http://ubuntued.info/instale-os-drivers-proprietarios-da-nvidia-e-ati-amd

Nenhum comentário:

Postar um comentário