Pesquisas revelam que a erva-mate verde  proporciona uma grande quantidade de benefícios para a saúde e forma  física. São mais de 196 compostos ativos e ela já vem sendo utilizada  como erva medicinal na América do Sul há séculos.
PRINCÍPIOS ATIVOS
Existem mais de 196 princípios ativos na llex paraguariensis, entre eles:
- Vitaminas: A, C, E, B1, B2, B3 (Niacina), B5 e complexo B.
 - Minerais: Cálcio, Ferro, Magnésio, Potássio, Selênio, Fósforo, Manganês e Zinco.
 - Compostos Adicionais: Flavonóides, Carotenos, Polifenóis, Antioxidantes, Ácidos Graxos, Clorofila, Inositol, Minerais-Traço, Tananinos, Ácido Pantotênico e 15 aminoácidos.
 
Muitos  especialistas apontam que o composto mais importante é a mateína. Ela é  uma xantina alcalóide que parece ter a melhor combinação de  propriedades de uma xantina. Ela é um poderoso estimulante, mas,  diferentemente de outras xantinas, não traz alguns efeitos indesejados.  Por exemplo, o efeito diurético não é forte e ela não vicia. O mate  verde parece estimular o seu corpo sem deixá-lo nervoso. Pelo contrário,  pesquisas mostram que ele age como um tônico para o sistema nervoso  central, melhora o humor e a concentração, reduz a ansiedade e previne a  fadiga mental.
Muitos benefícios  têm sido observados pelos apreciadores do mate verde e confirmados por  estudos científicos. A seguir estão listados alguns efeitos relatados no  meio acadêmico.
CONTROLE DE PESO / QUEIMA DE GORDURA
O estimulante de erva-mate está diretamente ligado a termogênese, queima de calorias.  Um grande benefício é que este efeito estimulante não vem acompanhado  de efeitos adversos indesejados comuns em outros tipos de estimulantes.
Em  estudo realizado pelo Dr. Torben Anderson no Charlottenlund Medical  Centre, na Dinamarca, 44 pessoas com sobrepeso usaram uma combinação de erva-mate  com guaraná e Damiana. Os resultados foram bem impressionantes. Os que  tomaram o preparo por 45 dias perderam em média 5kg, comparados a apenas  0,45kg perdido pelo grupo controle (placebo). Notável também foi a  constatação que os que tomaram o preparo tiveram um esvaziamento  gástrico 20 minutos mais demorado, o que na prática significa que a  pessoa sente-se “mais cheia” (maior saciedade) por mais tempo depois que  acaba de ingerir as refeições.
SONO MELHOR
Ao  contrário do que seria de imaginar, mate não atrapalha o sono. Na  verdade até melhora o sono REM, assim como o tempo de sono profundo  (delta). Muitas pessoas relatam precisar de menos sono ao consumir mate  porque dormem mais profundamente.
DIGESTÃO MELHOR E DESINTOXICAÇÃO
Pesquisas  apontaram que ocorreu uma melhora na digestão e na reparação de tecido  gastrointestinal associado ao consumo de mate verde. Ela pode ainda  ajudar no controle da constipação, nos movimentos digestivos e na  desintoxicação do corpo ao aumentar a quantidade de urina. Os indígenas  da America do Sul usam tradicionalmente a erva-mate para tratar  problemas gastrointestinais. Pesquisas conduzidas na Cátedra de  Farmacologia em Buenos Aires, Argentina, revelaram que a erva-mate de fato induz o aumento do fluxo da bile e aumenta o transito intestinal.
SEGURO PARA O CORAÇÃO
Enquanto  muitos estimulantes são temidos por poderem ser maléficos para o  coração, o mate verde demonstrou ser bom para o mesmo. Ele pode ajudar a  aumentar o fornecimento de oxigênio e nutrientes para o coração durante  estresse ou exercício, pode diminuir a pressão sanguínea e melhorar a  circulação em algumas pessoas ao relaxar os vasos.
SUPORTE IMUNOLÓGICO
Pesquisas  indicam que o suporte imunológico se dá na luta contra organismos que  causam infecções, como, também, apoio às células imunológicas,  particularmente as células brancas do sangue. As vitaminas C e E  presentes no mate são importantes para o sistema imune. As saponinas do  mate também podem estar parcialmente ligadas aos efeitos imunológicos.
AÇÃO ANTIOXIDANTE
A erva-mate  tem uma ação antioxidante significativa. Em um estudo publicado em 1995  pela Biocheemicaland Molecular Biology International, pesquisadores  concluíram que a erva mate “possui antioxidantes mais potentes que o  ácido ascórbido (vitamina C) ou hidroxitolueno butilado”. Em março de  2000, foi publicado um estudo na revista Biochemical and Biophysica  Research Communications que conclui que a llex paraguariensis pode  aumentar a defesa do organismo contra radicais livres. Em novembro de  2001, foi publicado um estudo na revista Fitoterapia que concluiu que a  erva-mate é a planta da América do Sul que contém o maior nível de  flavonóides e derivados do cafeoil.
CLAREZA MENTAL
A erva-mate  mostrou a capacidade de aumentar a acuidade e o estado de alerta da  mente. Ela também fornece energia devido à complexa combinação de  xantina alcalóide e mateína. Resultados positivos foram observados, mas  sem os efeitos adversos – como dores de cabeça e excitação.
SUPORTE ENERGÉTICO
Os efeitos estimulantes da erva-mate se mostraram benéficos como fonte energética para praticantes de atividades físicas.
COMBATE O MAU HÁLITO
Os polifenóis presentes na erva-mate  demonstraram a capacidade de impedir o crescimento da bactéria  responsável por mau hálito e a produção de compostos de bactérias que  produzem odores.
 http://definicaototal.com.br/nutricao/beneficios-da-erva-mate-verde/
Acesso em 25 de Julho de 2011 as 13:40:hs. 

Nenhum comentário:
Postar um comentário