quinta-feira, 7 de agosto de 2014

O lado oculto da Igreja Católica #3 – Primeira Cruzada

cross

A Igreja Católica, que no início era formada por alguns pobres homens pregando a palavra de Deus, agora era uma poderosa instituição capaz de coroar e derrubar Reis, sendo dona de vastas terras e riquezas enormes, assim nos meados do século 11 ela era imbatível e nada temia, porém um inimigo novo surgiu para ameaçar seu reinado.
A religião muçulmana, que surgiu por volta do século VII, vinha crescendo de maneira rápida, agregando cada vez mais fiéis e conquistando muitas terras, que iam da Espanha até a Índia. CRUZADASVendo isso a Igreja resolveu tomar alguma atitude e assim surgiu o que todos conhecemos como a Primeira Cruzada.
A Igreja a chama de “Guerra Santa”, mas nada mais era que a tentativa de diminuir a força da nova religião vista como inimiga pelos líderes católicos da época, por isso várias desculpas para a tal guerra foram dadas, tendo como principal a retomada da cidade de Jerusalém, contudo os interesses por trás das batalhas eram muito maiores.
No ano de 1095, sob as ordens do Papa Urbano II, os europeus armaram-se a foram para a guerra em nome de Deus. Durante quatro anos de grandes derramamentos de sangue, a Igreja conseguiu assumir o controle sobre Jerusalém e da Terra Santa, o que acabou trazendo ainda mais batalhas, pois os muçulmanos queriam suas terras de volta.
A Igreja agora era um poder econômico, territorial e bélico, maior do que muitos reinos europeus. Todo esse poder começou a transformar a instituição religiosa, que deveria apenas pregar a palavra de Deus em uma monarquia comandada por tiranos mesquinhos.
michelangelo7
Quando o movimento cultural do Renascimento atingiu a Europa, os Papa eram os principias compradores de arte, contratando os melhores artistas, como Michelangelo e Rafael, para pintarem suas obras. Além disso, os Papas esbanjavam em tudo que faziam, mostrando que naquela época a Igreja nada mais era do que uma monarquia como outra qualquer, onde poucos comandavam tudo e tinha todos os bens e muitos nada tinham e morriam trabalhando para sustentar seus Reis ou Papas no caso da Igreja.
Os Papas, que deveriam ser os principais representantes de Deus na Terra, agora eram corruptos, tinham diversas amantes e alguns eram tão violentos, que até mesmo os Reis os temiam.
seminario_inquisicao
A Igreja Católica havia perdido totalmente seu propósito e como se não bastasse ela ainda iria criar algo para usar contra seus inimigos, em um dos movimentos mais cruéis da história, ela criou um tribunal para julgar seus inimigos, mas no qual eles não poderiam se defender: a Inquisição.
Caso queria saber tudo que foi feito com a Inquisição, não deixe de curtir e recomendar esse post para ele ganhar uma continuação!








Acesso em 07 de Agosto de 2014 qs 11:05:hs.
http://minilua.com/lado-oculto-igreja-catolica-3/

Nenhum comentário:

Postar um comentário