O Treinamento Isométrico é um tipo de atividade física que trabalha os músculos sem a necessidade da amplitude dos movimentos, ou seja, sem “dobrar e esticar”. O usuário deve manter uma quantidade de resistência sem alterar qualquer ângulo das juntas ou posição dos membros.
Objetivo: hipertrofia
Praticante: do iniciante ao avançado
Número de semanas recomendado: indefinido
No treinamento isométrico de força, o comprimento do músculo não se altera em um determinado exercício. Isso significa que a força do músculo será concentrada em um ponto específico dentro de sua faixa normal de movimento. Alguns treinadores que supervisionam treinamentos isométricos enfatizam o exercício no ponto mais amplo possível. Por exemplo, um treinador pode prender uma quantidade específica de peso com os braços estendidos horizontalmente.
Grande parte do menu de treinamentos isométricos é baseado em se manter em posições estáticas. O sentar-se contra a parede é um exemplo clássico. O indivíduo senta-se contra uma parede e segura a posição por um determinado período de tempo. Quando isso acontece, os músculos da perna são estimulados sem que haja mudança no comprimento do músculo, ou seja, sem esticar e dobrar.
Antes de realizar qualquer tipo de treinamento isométrico, devem-se levar em conta alguns riscos e recomendações. Especialistas alertam que alguns exercícios isométricos podem causar hipertensão momentânea ou pressão arterial elevada. Antes de adotar uma rotina de treinos isométricos é recomendado falar com seu médico.
EXEMPLOS DE TREINAMENTOS ISOMÉTRICOS
Veja alguns exercícios isométricos usados na rotina de treinos de lutadores do MMA.
Referências: Wisegeek; Manual de Musculação 6ª Edição
Acesso em 29 de Julho de 2011 as 13:47:hs.
Nenhum comentário:
Postar um comentário