quinta-feira, 31 de março de 2011

Como acertar as sobrancelhas corretamente


Como eu disse no post sobre os livros de maquiagem Making Faces e Style Eyes, vou revelar em alguns posts as principais dicas deles, acrescentando mais informações (próprias) se eu tiver.
Neste post, falo sobre como tirar (ou acertar) as sobrancelhas corretamente, de modo que combine com o seu rosto. As dicas são do livro Style Eyes, da Taylor Chang-Babaian.
Um post completo sobre o assunto! Boa leitura.

Analise e determine

Primeiramente, imagine as linhas imaginárias em seu rosto, como na imagem abaixo, e estabeleça até onde sua sobrancelha deve ir.
Linha 1: Essa linha, tracejada ao lado do nariz, na altura de narina, demarca até onde a sobrancelha deve ir.
Linha 2: Olhando diretamente, como a modelo, imagine esse traço ao lado (externo) de sua íris (a parte colorida do olho). A partir desse tracejado, o arco da sobrancelha deve receber sua parte mais alta. Repare que, logo após a pupila (a bola preta do olho), a sobrancelha começa a arcar. Portanto, logo após a pupila o arco deve começar, e logo após a íris, o arco deve receber seu pico.
Linha 3: Essa linha pode ser imaginada ou, de preferência, você pode pegar uma régua ou lápis e posicionar ao lado da narina, no fim do nariz, até o canto externo de seu olho. Se você gosta de delineados longos, você pode posicionar o objeto um pouco mais longe do canto do olho, para que os delineados fiquem alinhados à sobrancelha. Enfim, ao fim da linha imaginária, na altura da sobrancelha, é até onde ela pode terminar.
Linha 4: Essa linha é marcada logo ao lado do nariz, acima da narina – ou logo ao lado do osso do nariz -, e serve para delimitar até onde a sobrancelha pode ir. Se você tem os olhos distantes um do outro e quer dar a impressão de olhos mais juntos, esse é o seu traço (e não a “linha 1″).
Vejamos exemplos de distância entre olhos…
Na foto, a modelo de cima tem olhos mais próximos. Perceba que o espaço entre eles, é menor que a medida de um olho dela. Por isso é considerado próximo. Para a impressão de olhos mais distantes, a sobrancelha dela pode ser tirada a partir da linha 1 (citada anteriormente).
A modelo a seguir tem os olhos mais distantes, pois o espaço entre eles é maior que a medida de um olho dela. É comum nas orientais. Portanto, a sobrancelha dela pode começar na linha 4.
Se você não deseja dar a impressão de olhos mais próximos ou mais distantes, apenas comece a sobrancelha a partir da linha 1 – que é a medida proporcional ao seu rosto como um todo.

Como tirar

Antes de tudo, algumas dicas:
- Fique em uma posição confortável, e aproxime seu rosto no espelho, de modo que você enxergue sua sobrancelha. Se for um espelho com aumento, melhor ainda. Iluminação para você enxergar todos os pêlos também é essencial.
- Enquanto você tira os pêlos, cheque sempre o visual todo em um espelho maior, para ver como está ficando. Ficamos concentradas em todo o processo, olhando diretamente para a sobrancelha, que esquecemos de olhar como está ficando o todo.
- Atente-se, ainda, a ter uma pinça com as pontas bem retas, de forma que elas se encostem totalmente. Aliás, quanto a ponta da pinça tem uma base maior, é melhor, pois isso evita que o pêlo acabe quebrando e não saia pela raiz. Preste também atenção no cabo da pinça, na hora de comprar. Pegue ela e segure como se deve para tirar sobrancelha, e veja se é confortável para você.
Depois de estar atenta a tantas coisas, mãos à obra.
A Taylor Babaian ensina os passos de como tirar as sobrancelhas. A modelo mostrada abaixo é a modelo oriental mostrada nas figuras anteriores. Veja como ela estava antes do “depois”, na parte 1 da figura.
1 – Penteie as sobrancelhas com um pincel próprio, para cima;
2 – Com uma tesoura curta (para ser mais exata no corte) e de preferência pontiaguda, corte as pontas que ultrapassarem a sobrancelha;
3 – Comece tirando os excessos de pêlos, acima da sobrancelha. Apenas o excesso, para limpar um pouco o visual, pois ainda vamos arcar a sobrancelha no passo abaixo;
4 – Tire o excesso da parte de baixo da sobrancelha e, agora sim, comece a definir o arco (com base nas linhas que imaginamos anteriormente). Depois, acerte a parte de cima da sobrancelha.
Dica extra: Se você tem dúvida se um pêlo está sobrando ou não, ou se irá fazer falta no traço da sobrancelha, puxe levemente a ponta dele com a pinça para cima, sem tirar (é claro), e imagine como fica sem ele ali.

Tiragem em excesso

Após tirar excessivamente, o jeito é corrigir com maquiagem. Veja as fotos abaixo (também tiradas do livro), para repararem como é uma sobrancelha tirada excessivamente, e como ela pode ser corrigida com maquiagem. São dois casos, mas o mesmo problema: o arco da sobrancelha começou muito antes da linha comentada anteriormente, deixando as sobrancelhas muito artificiais.
Repare que a Taylor traçou, com um lápis próprio para sobrancelhas ou uma sombra castanha (com um pincel chanfrado, próprio), uma linha a partir do arco errado até o fim dele quando ele começa a descer. Assim, se acerta esse erro. Pelo menos até os pêlos nascerem novamente para serem tirados corretamente.

Depois de toda essa teoria, você está pronta para tirar suas sobrancelhas sozinha, em casa!
Estão prontas para arriscarem sozinhas?
E se já fazem sozinhas, suas sobrancelhas estão realmente certas a partir dessa teoria?


Acesso em 31 de Março de 2011 as 15:27:hs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário