quinta-feira, 31 de março de 2011

Moto Eléctrica para subir Pikes Peak

Moto Eléctrica para subir Pikes Peak
No próximo dia 26 de Junho, Chip Yates vai correr com a sua moto eléctrica, a SWIGZ.COM , numa das mais impressionantes competições do mundo motorizado, a subida de Pikes Peak. Não é a primeira moto eléctrica a participar neste evento, mas será certamente a primeira com possibilidades de ganhar a competição.
O objectivo de Chip Yates e a sua equipa é provar que as motos eléctricas não são necessariamente lentas e aborrecidas!
Há alguns factores que são favoráveis a esta moto. Primeiro é que a moto desenvolve os mesmos 240cv ao nível do mar e os mesmos 240cv nos 4300m de altitude. O motor eléctrico não sofre de perda de potência devido à altitude, enquanto os motores a gasolina podem perder cerca de 30% de potencia no topo da montanha. Em segundo lugar, os 495Nm de binário está disponível desde as 0 rpms até as ao máximo, o que é uma boa vantagem para fazer as 156 curvas da pista e sair mais rapidamente para ganhar velocidade.
Esta moto foi desenvolvida com toda a sua tecnologia e software em menos de 1 ano. O software desenvolvido pode também ser adaptado para conseguir o melhor desempenho do motor e baterias, segundo o posicionamento da moto na pista.
Chip Yates é um piloto de motos profissional e também o dono da equipa, foi ele também o responsável pelo design da moto. Um dos seus objectivos e da sua equipa é criar, construir e competir com a mais potente e sofisticada moto eléctrica no mundo.
A moto tem um motor eléctrico da UQM Technologies, que desenvolve 240cv de potência. Consegue acelerar mais rápido e atingir uma velocidade máxima mais elevada do que uma superbike de 1000cc.
swigz superbike 5 570x333 Moto Eléctrica para subir Pikes Peak
Já este ano a moto de Yates conseguiu excelentes resultados a competir com motos convencionais, o que deixa antever uma boa participação em Pikes Peak.

swigz superbike 1 150x150 Moto Eléctrica para subir Pikes Peak   swigz superbike 2 150x150 Moto Eléctrica para subir Pikes Peak   swigz superbike 3 150x150 Moto Eléctrica para subir Pikes Peak 

Nenhum comentário:

Postar um comentário