terça-feira, 23 de outubro de 2012

Como ter Wallpapers diferentes em cada Área de Trabalho


Unity com 4 Wallpapers diferentes
A fun­ci­o­na­li­dade de ter vá­rias áreas de tra­balho no Ubuntu faz au­mentar con­si­de­ra­vel­mente a pro­du­ti­vi­dade dos uti­li­za­dores. Poder se­parar as vá­rias apli­ca­ções abertas pelas áreas de tra­balho e pos­te­ri­or­mente na­vegar entre elas, per­mite que os uti­li­za­dores se fo­quem nos seus tra­ba­lhos para que con­sigam ter me­lhores re­sul­tados.
Este ar­tigo re­quer:


 
 
 
 
Mas e se você quiser ter vá­rias áreas de tra­balho com um vi­sual di­fe­rente para cada uma delas? Neste ar­tigo mostra-se como ter o Ubuntu com um Wall­paper di­fe­rente por área de tra­balho, tal como se pode ver pelos dois exem­plos da imagem acima.
Antes de apre­sentar o pro­ce­di­mento é ne­ces­sário re­ferir dois pontos muito im­por­tantes com esta al­te­ração:
  • Tal como pode ver pela eti­queta, só fun­ciona no Unity e nou­tros am­bi­entes vi­suais com o Compiz li­gado, no­me­a­da­mente o Gnome-Classic. Isto acon­tece pois este re­curso é pro­du­zido por um plugin do Compiz cha­mado “Wall­paper”;
  • Ao uti­lizar este pro­ce­di­mento, você não pode ter os ícones es­pa­lhados pelo am­bi­ente de tra­balho. Pre­cisa por­tanto de uti­lizar al­ter­na­tivas para ter os ícones da área de tra­balho, no­me­a­da­mente a do ar­tigo: “Como agrupar os ícones da área de tra­balho do Ubuntu“.
Neste ar­tigo apre­senta-se o pro­ce­di­mento para ter então um Wall­paper di­fe­rente por área de tra­balho e ainda se mostra como re­solver então a questão de não se poder ter ícones na área de tra­balho. Para além disso, neste ar­tigo ainda se in­clui um vídeo de­mons­tra­tivo de todo o pro­cesso.

Pro­ce­di­mento para ter um Wall­paper por Área de Tra­balho

1. De­sa­ti­vação os ícones da área de tra­balho

O pro­ce­di­mento para ter um Wall­paper di­fe­rente, de forma re­su­mida, subs­titui o modo pa­drão do Ubuntu de mos­trar o Wall­paper por um modo al­ter­na­tivo, através do plugin cha­mado Wall­paper e apre­sen­tado na secção  a se­guir. O pro­blema desta amos­tragem pa­drão do Ubuntu é que ela re­corre ao Nau­tilus (o gestor de fi­cheiros do Ubuntu) e por­tanto para ter di­fe­rentes wall­pa­pers é ne­ces­sário de­sa­tivá-lo na área de tra­balho.
A me­lhor ma­neira de ab­dicar dos ícones da área de tra­balho é subs­ti­tuindo-os pela scre­enlet cha­mada Folder View. Com esta scre­enlet con­tinua a poder ter os fi­cheiros na área de tra­balho e ainda tem a van­tagem de os poder ter or­ga­ni­zados/agru­pados. Todo o pro­ce­di­mento de des­ligar os ícones e ativar o Folder View está pre­sente neste ar­tigo:
Em todo o caso, se você sim­ples­mente quer de­sa­tivar os ícones da área de tra­balho, abra o Gnome-Tweak-Tool e na pri­meira aba des­ligue a pri­meira opção in­ti­tu­lada: “Have file ma­nager handle the desktop“.
Gnome-Tweak-Tool - a desativar ficheiros da area de trabalho

2. Ins­ta­lação e Ati­vação do plugin Wall­paper do Compiz

Para co­meçar, antes de mais pre­cisa de ter al­guns pa­cotes ins­ta­lados, no­me­a­da­mente o pro­grama Sis­tema de Con­fi­gu­ração do Compiz (clique aqui para saber mais sobre este pro­grama) e um pa­cote que ins­tala vá­rios plu­gins extra do Compiz (o Compiz vem já ins­ta­lado por pa­drão no Ubuntu). Para ins­talar o Sis­tema de Con­fi­gu­ração do Compiz, clique no botão abaixo ou es­creva o co­mando abaixo no ter­minal:
sudo apt-get ins­tall com­piz­config-set­tings-ma­nager
Re­la­ti­va­mente ao pa­cote de plu­gins extra, para o ins­talar, pro­ceda da mesma forma que fez an­te­ri­or­mente, ou seja, clique no botão se­guinte ou es­creva o co­mando se­guinte no ter­minal:
sudo apt-get ins­tall compiz-plu­gins-extra
De­pois de ter feito as ins­ta­la­ções ne­ces­sá­rios, abra o Sis­tema de Con­fi­gu­ração do Compiz (imagem abaixo à es­querda), pro­cure pelo plugin Wall­paper e ative-o, tal como se mostra na imagem abaixo à di­reita:
1 - A abrir o Sistema de configuração do Compiz2 - A ativar o plugin Wallpaper no Sistema de Configuração do Compiz
De­pois disto, rei­nicie o seu Ubuntu (ou apenas rei­nicie a sessão) para que o plugin se ative.

3. De­fi­nição dos Wall­pa­pers

De­pois de ter o plugin ativo, pre­cisa de de­finir os Wall­pa­pers que você quer ter em cada uma das áreas de tra­balho. Caso não de­fina você irá ver o Wall­paper que tinha an­te­ri­or­mente de­fi­nido, uma vez que este plugin so­brepõe as ima­gens que de­finir, em vez de o trocar.
Assim, clique no plugin Wall­paper, tal como na imagem abaixo à es­querda, e nas op­ções dele, re­cor­rendo ao botão “Novo” adi­cione as vá­rias ima­gens que quer que sejam os Wall­pa­pers de cada área de tra­balho.
3 - A entrar nas opções do plugin WallpaperA escolher os Wallpapers
Quando clicar no botão “Novo” será apre­sen­tada uma ja­nela (se­me­lhante à da imagem abaixo) com vá­rias in­for­ma­ções, das quais se des­tacam as se­guintes:
  • Na pri­meira opção es­colha o fi­cheiro de imagem (Wall­paper);
  • Na se­gunda opção, in­ti­tu­lada “Po­si­tion”, de­verá es­co­lher o tipo de apre­sen­tação da imagem: se ela deve ficar cen­trada, es­ti­cada, cor­tada, entre ou­tras op­ções. Eu nor­mal­mente pre­firo es­ti­cada, pois faz com que se veja a imagem a 100%, não fi­cando por­tanto cor­tada.
Escolha o ficheiro para ser wallpaper
Por pa­drão o Ubuntu tem 4 áreas de tra­balho de­fi­nidas, por­tanto su­pondo que você tem esse nú­mero de áreas de tra­balho, você de­verá então adi­ci­onar pelo menos 4 ima­gens. Porquê no mí­nimo 4 áreas de tra­balho? Sim­ples, você pode ter mais, mas só as pri­meiras 4 é que são es­co­lhidas.
De­pois de de­finir então as 4 áreas de tra­balho, uti­lize os bo­tões “Acima” e “Abaixo“, mos­trados na imagem abaixo, para po­si­ci­onar as ima­gens nas áreas de tra­balho que você quiser.
A posicionar imagens nas áreas de trabalho

Re­co­men­da­ções fi­nais

Tal como re­fe­rido, este plugin so­brepõe o Wall­paper de­fi­nido nor­mal­mente no Ubuntu. Um as­peto im­por­tante caso você uti­lize o Unity é que a sua barra la­teral e a Dash mudam de cor con­forme a cor pre­do­mi­nante do Wall­paper. Por exemplo, se você de­finir um Wall­paper azul, o Unity toma uma cor azu­lada, bem como as no­ti­fi­ca­ções.
AparênciaO pro­blema aqui é que o Unity só muda de cor con­so­ante o Wall­paper de­fi­nido da forma normal, ou seja na secção “Apa­rência”. Por isso, se você tiver um Wall­paper azul na ja­nela “Apa­rência” e tiver 4 wall­pa­pers de cor verde de­fi­nidos no plugin do compiz Wall­paper, na ver­dade o Unity vai manter-se azu­lado.
Por­tanto, esta secção é apenas uma re­co­men­dação para a al­te­ração da cor do Unity que não será al­te­rada com a de­fi­nição destes di­fe­rentes Wall­pa­pers. Para de­finir a cor, de­verá al­terar para um Wall­paper na ja­nela “Apa­rência” que tenha as cores que você de­seja.

Aná­lise crí­tica

Tal como você leu neste ar­tigo, a uti­li­zação deste plugin não é per­feita. Ele exige um ou outro as­peto que re­al­mente al­tera a nor­ma­li­dade do Ubuntu. No en­tanto, para muitos uti­li­za­dores essa al­te­ração até é be­né­fica pois torna o am­bi­ente mais or­ga­ni­zado.
Por­tanto, nesta aná­lise crí­tica co­meço por des­tacar o lado ne­ga­tivo da uti­li­zação deste plugin: ele exige que você de­sa­tive os ícones da área de tra­balho. Para além disso, tal como re­fe­rido na secção “Re­co­men­da­ções Fi­nais” se você quiser ter o Unity com uma cor ho­mo­génea aos wall­pa­pers de­fi­nidos, você não terá hi­pó­tese senão re­correr a uma “en­ge­nharia”: al­terar o Wall­paper que está por trás dos di­fe­rentes wall­pa­pers que de­finiu no plugin.
Um outro as­peto ne­ga­tivo da uti­li­zação deste plugin está nos efeitos de na­ve­gação entre áreas de tra­balho. Caso você re­corra muito às com­bi­na­ções de te­clas CTRL+ALT+[seta es­querda, ou di­reita, ou para cima ou para baixo], tal como eu re­corro, irá ver que há um efeito que faz as ja­nelas mo­verem-se. Ora com a de­fi­nição de di­fe­rentes Wall­pa­pers, na ver­dade o efeito não é bem de mo­vi­mento, é mais do tipo cor­tina. Se isto é im­por­tante? Apenas para os per­fe­ci­o­nistas pro­va­vel­mente, no en­tanto é algo que se deve des­tacar.
O outro in­con­ve­ni­ente da uti­li­zação deste plugin do Compiz é que sempre que você pre­cisar de al­terar o Wall­paper, terá de re­correr ao Compiz e não à ja­nela “Apa­rência” do Ubuntu, como na­tu­ral­mente se vai num Ubuntu normal.
Workspace with different Wallpapers
Na minha opi­nião, todos estes pe­quenos as­petos ne­ga­tivos são de pouca im­por­tância para um vi­sual no final di­fe­rente e muito bo­nito por ser di­ver­si­fi­cado. No caso do as­peto de se ficar sem os ícones, na ver­dade, a uti­li­zação de vá­rios Folder Views faz com que a pro­du­ti­vi­dade seja bas­tante su­pe­rior, por­tanto este ponto ne­ga­tivo não tem im­por­tância. Quanto ao Unity não mudar de cor, esse é re­al­mente um pe­queno as­peto ne­ga­tivo, mas a so­lução é bas­tante fácil: ao de­finir um Wall­paper no Compiz, de­fine-se esse mesmo na ja­nela “Apa­rência”.
Em suma, para quem quer ter um Ubuntu com cada área de tra­balho com um di­fe­rente Wall­paper, este plugin é sem dú­vida algo que re­co­mendo pois é es­tável e fun­ciona per­fei­ta­mente apesar des­teas pe­quenas li­mi­ta­ções!

Vídeo de­mons­tra­tivo

Neste vídeo de­monstra-se todo o pro­ce­di­mento ex­pli­cado acima e ainda mostra como se pode ter um wall­paper es­pa­lhado pelas vá­rias áreas de tra­balho tal como se mostra na pri­meira imagem do ar­tigo:










Acesso em 23 de Outubro de 2012 as 13:26:hs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário