terça-feira, 23 de outubro de 2012

Multimedia no Ubuntu 12.10 Quantal Quetzal (mp3, Flash, Java…)


Ubuntu 12.10 Multimedia
Este ar­tigo é um guia com­pleto, para qual­quer uti­li­zador no­vato ou ex­pe­ri­ente, para ter o Ubuntu 12.10 Quantal Quetzal com­pa­tível com, pra­ti­ca­mente, todos os for­matos mul­ti­média exis­tentes: desde fi­cheiros de mú­sica mp3 e wma até fi­cheiros de vídeo DivX e DVDs en­crip­tados. Para além disso, de­pois de se­guir este ar­tigo, o seu Ubuntu ainda terá ins­ta­lado o Flash (para ver ví­deos do You­tube), Java e até des­com­pac­ta­dores de fi­cheiros dos mais va­ri­ados for­matos (zip, rar, 7z). Nada lhe fal­tará em termos de com­pa­ti­bi­li­dade com for­matos mul­ti­média!
Este ar­tigo é já bas­tante co­nhe­cido e re­co­nhe­cido pela co­mu­ni­dade, pois sempre que é pu­bli­cada uma nova versão do Ubuntu, a equipa do Ubun­tued faz este ar­tigo para ajudar a co­mu­ni­dade a ter o seu Ubuntu o mais com­pleto pos­sível ao nível de for­matos mul­ti­média. A cada nova versão deste ar­tigo, ten­tamos me­lhorar ainda mais em re­lação aos an­te­ri­ores. Como po­derá cons­tatar, neste ar­tigo são apre­sen­tadas vá­rias so­lu­ções me­di­ante as suas ne­ces­si­dades! Assim ten­tamos com este ar­tigo agradar “Gregos e Troi­anos“, ou seja, ten­tamos agradar toda a gente con­forme os seus gostos pes­soais.
Apesar de este ar­tigo ser um ar­tigo bas­tante comum, pois é criado sempre um a cada nova versão do Ubuntu, não pense que este ar­tigo podia ser subs­ti­tuído por um outro mais an­tigo! A ver­dade é que os pro­gra­ma­dores do Ubuntu estão sempre a inovar e apre­sentar novas so­lu­ções, novos pa­cotes e até novos pro­ce­di­mentos de ins­ta­lação destes pa­cotes.
Prova disso é o atual pa­cote mi­ni­ma­lista (se não sabe do que falo, verá mais à frente por­me­nores sobre ele) que já traz pra­ti­ca­mente tudo o que um uti­li­zador normal (≃me­diano) pre­cisa, desde co­decs para lei­tura de fi­cheiros mp3 até ao Flash e Java! Assim, con­vido-o a ler este ar­tigo e, se o achar per­ti­nente, con­vido-o a par­ti­lhar com os seus co­nhe­cidos nas redes so­ciais de forma a que toda a gente que uti­liza o Ubuntu possa tê-lo à sua me­dida em termos de lei­tura de for­matos mul­ti­média!
A equipa do Ubun­tued
re­co­menda a 
So­lução 3
Tal como re­fe­rido acima, este ar­tigo é com­posto por vá­rias sec­ções que re­pre­sentam so­lu­ções in­de­pen­dentes e à me­dida das ne­ces­si­dades de cada uti­li­zador. Por cada so­lução é des­crito o re­sul­tado que aquela ins­ta­lação pro­por­ci­o­nará. Desde já, re­fere-se que a so­lução que a equipa do Ubun­tued re­co­menda, é a so­lução nú­mero 3, por pro­por­ci­onar pa­cotes su­fi­ci­entes para nunca mais se pre­o­cupar com fi­cheiros des­co­nhe­cidos.
So­lução 1
sa­tisfaz a mai­oria
das ne­ces­si­dades
No en­tanto, tal como foi re­fe­rido acima, desde o Ubuntu 10.10 Ma­ve­rick Me­erkat que o Ubuntu pro­por­ciona uma ins­ta­lação con­si­de­ra­vel­mente boa (so­lução 1 deste ar­tigo), que per­mite ins­talar al­guns pa­cotes logo du­rante a ins­ta­lação do Ubuntu. Essa so­lução pode ser boa para aqueles uti­li­za­dores (pro­va­vel­mente a mai­oria!) que não querem ins­talar de­ma­si­ados pa­cotes para ler fi­cheiros des­co­nhe­cidos mas, ao mesmo tempo, querem o Ubuntu com­pa­tível com os for­matos mais co­nhe­cidos, no­me­a­da­mente, Flash, Mp3, Java e fi­cheiros com­pac­tados.

Or­ga­ni­zação do ar­tigo

Por haver vá­rias so­lu­ções que têm o mesmo ob­je­tivo, di­fe­ren­ci­ando-se apenas ao nível da com­ple­men­ta­ri­dade, este ar­tigo tem uma or­ga­ni­zação bas­tante ob­je­tiva e prá­tica. A or­ga­ni­zação das sec­ções é bas­tante sim­ples: a pri­meira é a menos com­pleta e as úl­timas são as mais com­pletas, ou seja, têm pa­cotes que per­mitem ler pra­ti­ca­mente todos os for­matos exis­tentes.
Por esse mo­tivo, de se­guida apre­senta-se cada um dos ob­je­tivos de cada so­lução. De sa­li­entar apenas que,se não es­co­lher a so­lução mais com­pleta, caso queira, pode sempre com­pletá-la ins­ta­lando uma so­lução mais com­pleta. Ou seja, por exemplo, se es­co­lheu a so­lução 1, pode a qual­quer mo­mento com­pletá-la ins­ta­lando, por cima dela, a so­lução nú­mero 3 (ou até apenas a 2), bas­tando para isso exe­cutar o co­mando apre­sen­tado nessa so­lução!
  1. A pri­meira ins­ta­lação, é a mais mi­ni­ma­lista e já re­fe­rida acima. Esta pri­meira ins­ta­lação é a mais bá­sica e contém apenas pa­cotes para os for­matos mais co­muns, não con­tendo pa­cotes para lei­tura de fi­cheiros .rar e .7z. Através desta so­lução, você terá um Ubuntu apto para ler con­teúdos Java, Flash (para o you­tube por exemplo), mp3, zip, entre al­guns ou­tros for­matos mul­ti­média;
  2. De certa forma com­ple­mentar à ins­ta­lação an­te­rior, esta se­gunda ins­ta­lação mul­ti­média contém pa­cotes para vi­su­a­li­zação de DVD’s en­crip­tados e al­guns pa­cotes a mais, no­me­a­da­mente para lei­tura de fi­cheiros com­pac­tados .rar, fontes da Mi­cro­soft e al­guns pa­cotes extra de mul­ti­média;
  3. A ins­ta­lação mais com­pleta delas todas! Esta ins­ta­lação re­sume-se a um único co­mando que irá ins­talar pa­cotes para quase tudo o que lhe apa­recer à frente em termos de mul­ti­média. O seu Ubuntu fi­cará capaz de ler quase todos os tipos de fi­cheiros de mú­sica e vídeo, terá o Flash da Adobe ins­ta­lado, o Java e ainda des­com­pac­ta­dores para quase qual­quer for­mato de com­pac­tação.
  4. Esta ins­ta­lação é um pouco re­dun­dante re­la­ti­va­mente à an­te­rior, a 3, pois é a mesma ins­ta­lação mas fra­ci­o­nada nos dois temas/áreas em que os pa­cotes de en­qua­dram. Ba­si­ca­mente esta ins­ta­lação é igual an­te­rior, no en­tanto, está di­vi­dida em: “áudio e vídeo” e “com­pac­ta­dores e des­com­pac­ta­dores”! Esta ins­ta­lação é par­ti­cu­lar­mente im­por­tante para os uti­li­za­dores que es­co­lheram ou mé­todo 1 ou o mé­todo 2, pois per­mite com­ple­mentar as com­pa­ti­bi­li­dades do seu Ubuntu em apenas áreas de in­te­resse, por exemplo, nos com­pac­ta­dores e des­com­pac­ta­dores!

Pré-re­qui­sitos

Antes de pro­ceder à ins­ta­lação dos pa­cotes é ne­ces­sário ter ins­ta­lado no seu Ubuntu o re­po­si­tório Me­di­buntu (isto aplica-se a todas as so­lu­ções ex­ceto, ob­vi­a­mente, a pri­meira so­lução). Este re­po­si­tório dis­po­ni­bi­liza pa­cotes im­por­tantes que, por serem li­cen­ci­ados, não podem vir por pa­drão no Ubuntu. Para saber mais in­for­ma­ções sobre este re­po­si­tório, re­co­menda-se que leia este ar­tigo:
De uma forma bas­tante rá­pida e prá­tica, para adi­ci­onar o re­po­si­tório Me­di­buntu sem ter de ir a esse link, abra o ter­minal e copie o co­mando se­guinte:
sudo -E wget --output-do­cu­ment=/etc/apt/sources.​list.d/medibuntu.​list http://​www.​medibuntu.​org/​sources.​list.​d/​$(lsb_­re­lease -cs).list && sudo apt-get --quiet up­date && sudo apt-get --yes --quiet --allow-unauthen­ti­cated ins­tall me­di­buntu-key­ring && sudo apt-get --quiet up­date

So­lução 1: Ins­ta­lação Mi­ni­ma­lista

A pri­meira so­lução é a mais sim­ples delas todas e pro­por­ciona um pe­queno con­junto de pa­cotes que lhe pos­si­bi­li­tará ler os for­matos mul­ti­média mais co­nhe­cidos, no­me­a­da­mente mp3, divX e Flash. No en­tanto, esta ins­ta­lação não contém ou­tros pa­cotes que pode pre­cisar, tal como foi re­fe­rido na secção “Or­ga­ni­zação do Ar­tigo”: pa­cotes im­por­tantes por exemplo para des­com­pac­tação de fi­cheiros RAR e 7Z, bem como fontes Mi­cro­soft.
visto_instalar_precise_pangolin_mp3_divxM
Esta so­lução, é muito sim­ples de se ins­talar pois não é mais que uma opção (um visto) que apa­rece du­rante a ins­ta­lação do Ubuntu. Assim, se quer ins­talar um con­junto de pa­cotes mí­nimo, mas na ge­ne­ra­li­dade dos casos su­fi­ci­ente, adi­cione um visto à opção “Ins­talar este software de ter­ceiros“.

So­lução 2: Ins­ta­lação para for­matos mais co­nhe­cidos

Esta ins­ta­lação pode ser uti­li­zada para com­ple­mentar a an­te­rior, por isso, se es­co­lheu a ins­ta­lação an­te­rior, po­derá com­ple­mentá-la com esta.
Em re­lação à ins­ta­lação an­te­rior, esta ins­ta­lação de pa­cotes mul­ti­média torna o seu Ubuntu apto para ler os fi­cheiros mais co­nhe­cidos de mul­ti­média, no­me­a­da­mente DVDs en­crip­tados, fontes Mi­cro­soft, fi­cheiros com­pac­tados RAR, entre ou­tros. Para ter todas estas fun­ci­o­na­li­dades, sim­ples­mente abra o ter­minal e es­creva o se­guinte:
sudo apt-get ins­tall ubuntu-res­tricted-ex­tras non-free-co­decs libdvdcss2

So­lução 3: Ins­ta­lação de pa­cotes mul­ti­média mais com­pleta

Uma grande parte dos uti­li­za­dores que pro­cura por este ar­tigo na In­ternet, pro­cura por este mé­todo de ins­ta­lação pois torna o Ubuntu com­pa­tível com pra­ti­ca­mente qual­quer for­mato mul­ti­média, in­cluindo todos aqueles for­matos mais des­co­nhe­cidos de áudio e vídeo. Para além disso, este mé­todo ins­tala também os com­pac­ta­dores e des­com­pac­ta­dores para fi­cheiros RAR e 7Z, como Flash e todos os ou­tros as­petos re­fe­ridos nas so­lu­ções an­te­ri­ores.
sudo apt-get ins­tall arj faac faad ffmpeg ffm­peg2theora flac flash­plugin-ins­taller gs­tre­a­mer0.10-ffmpeg gs­tre­a­mer0.10-plu­gins-bad gs­tre­a­mer0.10-plu­gins-ugly icedax id3v2 lame lha libdvdcss2 lib­flac++6 libjpeg-progs libm­peg3-1 men­coder mj­peg­tools mp3­gain mpeg2dec mpeg3-utils mpeg­demux mpg123 mpg321 non-free-co­decs p7zip p7zip-full p7zip-rar re­gi­onset sox ubuntu-res­tricted-ex­tras unace-non­free unrar uu­de­view vorbis-tools x264

So­lução 4: Ins­ta­lação dos pa­cotes por área

Tal como re­fe­rido, esta ins­ta­lação é igual à re­fe­rida na an­te­rior. Apenas tem como di­fe­rença a sua or­ga­ni­zação: en­quanto que a an­te­rior é rá­pida, prá­tica e eficaz, esta é di­vi­dida em áreas para os uti­li­za­dores que apenas querem uma parte dos pa­cotes. Ou seja, por co­decs de áudio e de vídeo com Flash e Java e por com­pac­ta­dores e des­com­pac­ta­dores. Sendo assim, de se­guida apre­senta-se uma sub­secção para cada uma das te­má­ticas.

Pa­cotes de co­decs de áudio e vídeo

Os pa­cotes re­fe­ridos nesta sub­secção contém co­decs para vi­su­a­lizar pra­ti­ca­mente qual­quer for­mato de áudio e de vídeo. Para além disso, por causa das de­pen­dên­cias, este mé­todo ainda ins­tala al­guns des­com­pac­ta­dores e o Flash:
sudo apt-get ins­tall non-free-co­decs libdvdcss2 faac faad ffmpeg ffm­peg2theora flac gs­tre­a­mer0.10-ffmpeg gs­tre­a­mer0.10-plu­gins-bad gs­tre­a­mer0.10-plu­gins-ugly icedax id3v2 lame lib­flac++6 libjpeg-progs libm­peg3-1 men­coder mj­peg­tools mp3­gain mpeg2dec mpeg3-utils mpeg­demux mpg123 mpg321 re­gi­onset sox ubuntu-res­tricted-ex­tras uu­de­view vorbis-tools x264

Pa­cotes de com­pac­ta­dores de fi­cheiros

Esta secção apre­senta o co­mando que per­mite ter o seu Ubuntu com­pa­tível com pra­ti­ca­mente qual­quer for­mato de com­pac­tação de fi­cheiros. O seu Ubuntu, de­pois de exe­cutar este co­mando, fica com com­pa­ti­bi­li­dades para fi­cheiros com a ex­tensão .rar, 7z, ace, entre ou­tros. Para ter estas ca­pa­ci­dades no Ubuntu es­creva, então, o se­guinte no ter­minal:
sudo apt-get ins­tall arj lha p7zip p7zip-full p7zip-rar unrar unace-non­free

Dica Extra:

Por fim, re­co­men­damos que ins­tale o ex­ce­lente re­pro­dutor de ví­deos VLC! Este é sem dú­vida um dos me­lhores re­pro­du­tores de mul­ti­média que pode en­con­trar para Ubuntu (e até para win­dows!). A ins­ta­lação é ex­tre­ma­mente sim­ples e passa por clicar no botão se­guinte ou es­crever o co­mando se­guinte no ter­minal:
sudo apt-get ins­tall vlc

E o java da Sun/Oracle?

Se você está ha­bi­tuado a ver este ar­tigo no Ubun­tued, então deve estar a per­guntar-se: onde estão os pa­cotes para ins­talar o Java da Sun? Pri­mei­ra­mente, agora o Java chama-se Oracle Java, visto que a Oracle com­prou a Sun. E sobre esse pa­cote, atu­al­mente não é pos­sível tê-lo de forma au­to­má­tica pois a Oracle de­cidiu res­tringir a par­tilha do Java, através de uma li­cença que proíbe a dis­tri­buição do Java através do re­po­si­tório ofi­cial do Ubuntu.
Apesar de não ser pos­sível ins­talar de forma au­to­má­tica o Oracle Java, você pode ins­talar na mesma me­di­ante um pro­cesso sim­ples de adição de um re­po­si­tório para esse efeito. No en­tanto, o Ubuntu traz uma so­lução open-source, cha­mada OpenJDK, que fun­ciona muito para a mai­oria das ne­ces­si­dades dos uti­li­za­dores. Assim, a equipa do ubun­tued re­co­menda que você use o OpenJDK. E, no caso de pre­cisar por al­guma in­com­pa­ti­bi­li­dade de algum software que você ne­ces­site, de­verá então ins­talar o Oracle Java, através do se­guinte mé­todo:

Su­gestão da equipa do Ubun­tued?

Quer a su­gestão da equipa do Ubun­tued? Tal como re­fe­rido no início do ar­tigo, a equipa do Ubun­tued con­si­dera que a so­lução nú­mero 3 é a mais re­co­men­dada pois tor­nará o seu Ubuntu com­pa­tível com pra­ti­ca­mente todos os for­matos que lhe apa­re­cerem à frente. Nesse sen­tido, como a equipa do Ubun­tued acre­dita na Te­oria de Murphy e mais vale pre­venir do que re­me­diar, então con­si­dera a so­lução nú­mero 3 a me­lhor!
No en­tanto, se acha que vai ser um uti­li­zador que não irá uti­lizar for­matos pouco co­nhe­cidos, então, a so­lução mais plau­sível será a pri­meira! Mas lembre-se não terá fontes da mi­cro­soft, nem des­com­pac­ta­dores de fi­cheiros RAR e 7Z que são co­muns apa­recer em down­loads da In­ternet!










Acesso em 23 de Outubro de 2012 as 13:14:hs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário